Crise da Espanha - Trabalho Acadêmico
Trabalho De Espanhol
Rômulo André Oliveira Brasil
Ananindeua-PA
2013
Rômulo André Oliveira Brasil
Trabalho De Espanhol
Trabalho Entregue ao Professor Jonh Charles
Da disciplina de Espanhol Com Finalidade de Obtenção da Nota de Recuperação.
Ananindeua-PA
2013
Introdução
A União Europeia é o maior Bloco Econômico do mundo, e vivencia na atualidade um avançado estágio de integração política, econômica e social. Vamos entender como a Espanha entrou em crise econômica e quais os fatores sociais, econômicos e políticos. Para isso temos que ter base de alguns dados bem antigos que começa na Guerra Fria bem no fim da segunda guerra mundial durante os anos de (1949-1991), no qual havia o que se chamava de “cortina de ferro” ou Mundo Bipolar essa era uma divisão ideológica entre o Capitalismo (representando na parte Ocidental da Europa) e Socialismo (presente na parte Oriental da Europa com a URSS).
Desenvolvimento
A partir da Bipolaridade surgiram novos blocos militares e econômicos denominados, Parte ocidental OTAN (militar), Benelux e posteriormente CECA (econômicas), Oriental Pacto de Varsóvia (união militar extinta em 1990) e COMECON (econômica). Posteriormente em 1957: Tratado de Roma que estabeleceu o Mercado Comum Europeu ou Comunidade Europeia (CEE), o qual era formado pelos países do Benelux, França, Inglaterra e Alemanha Ocidental. Instituiu-se as Quatro liberdades Fundamentais, a livre circulação de pessoas, de mercadorias, de capitais e de serviços.
Desde 2008, com a Crise que se iniciou nos Estados Unidos – a famosa “Bolha” – o Mundo vive uma sequência de dias contrabandos nas Bolsas de valores, nos mercados Internacionais e Bancos. Essa instabilidade nos mercados piora as condições de vida da população em vários países, promovendo ondas de manifestações públicas e até queda de