Fichamento de o enigma do homem
A Ciência Estanque
“[...] Estamos convencidos de que, descendendo da árvore genealógica tropical, em que vivia nosso antepassado, escapamos dela para sempre”, devido ao fato de que “nós, por nosso lado,edificamos cidades de pedra e aço, inventamos máquinas, criamos poemas e sinfonias, navegamos no espaço [...]”
O autor se refere ao fato de que a evolução humana faz com que os seres se considerem como parte exilada da natureza, apesar de terem saído dela.
A natureza humana sempre levantou questões, havia dúvidas quanto ao seu conhecimento, “quando finalmente com Jean-Jaques, a natureza emergiu como plenitude, virtude, verdade, bondade, isso fez imediatamente com que nos reconhecessemos exilados dela[...]” Segundo Pascal, “ se os homens são tão diferentes no espaço e no tempo, se se transformam segundo as sociedades, então a natureza humana já não passa de uma matéria-prima maleável a que só a cultura ou a história da forma”. Descobriu-se ainda que “ para que houvesse mudança no homem, não era preciso que houvesse mudança na natureza humana[...] a natureza humana aparece como um resíduo amorfo, inerte,monótono, trata-se daquilo que o homem se subtraiu e não, de modo algum, daquilo que o fundamenta. Quanto ao estudo da antropologia pode-se afirmar que “Já houve, contudo, tentativas teóricas para ancorar a ciência do homem numa base natural.” “[...]Marx afirmou que ' a natureza é o objeto imediato da ciência que trata do homem', já que 'o primeiro objeto do homem – o homem- é natureza'[...]' As ciências naturais englobarão, consequentemente, a ciência do homem, da mesma forma como a ciência do homem englobará as ciências naturais: passará a haver apenas uma ciência' “. “Freud, por seu lado, procurava no organismo humano, encontrando-a no sexo, a fonte, dos problemas psíquicos”.Isso quer dizer que a fonte dos problemas psíquicos vem da natureza do homem. “ O primeiro movimento de Marx e Freud