Associação de molas em serie
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................#
2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................#
3. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES...................................................#
REFERÊNCIAS........................................................................................#
1. INTRODUÇÃO Foram realizadas as medidas como peso, comprimento e período de um sistema contendo uma mola, em seguida tabelizadas, esboçado o gráfico e assim calculando o seu coeficiente angular que conseguintemente a constante elástica. Comparadas com a formula para provar a veracidade dos gráficos representados.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO GERAL Esse experimento tem como objetivo principal determinar a constante elástica das molas usadas através da Lei de Hooke.
2.1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender conceitos relacionados à elasticidade dos materiais. Verificar experimentalmente a lei de Hooke em molas. O alongamento de molas é obtido com a aplicação de uma força deformadora, utilizando massas aferidas.
2.1.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Ao ser aplicada uma carga no terminal livre de uma mola suspensa, esta se distende até o ponto de desenvolver a força elástica necessária a contrabalançar o peso da carga. Algumas molas, entretanto, apresentam distensão mesmo sem sofrer a ação de uma carga suspensa. Isso ocorre por reação ao peso da própria mola. Em geral a distensão de uma mola resultará dos efeitos combinados da carga externa aplicada e da carga intrínseca, representada pelo peso da própria mola. Se, contudo, aumentarmos gradativamente a carga externa, a contribuição da carga intrínseca para a distensão total passará a ser cada vez menos significativa e, alcançando certo afastamento entre as espiras, pode ser desprezada. A partir daí, portanto, basta considerar