Da pedagogia do desporto - jorge olimpio bento (1999)
Ciências do Esporte
Pedagogia do Esporte: Esporte Coletivo II
Prof. Dr. Alcides Scaglia
Alan Pivetti 094615
Caio S. Bandeira 090606
Victor Bonadio 094541
Vinicius Cauhy 093196
Da Pedagogia do Desporto
Jorge Olimpio Bento (1999)
INTRODUÇÃO
As Ciências do Desporto perfazem uma pluralidade, diversidade e complexidade de perspectivas e olhares de problemáticas e temas, de conceitos e conhecimentos, de sensibilidades e lógicas, de razões e metodologia cientificas. Ou seja, embora todas as disciplinas desta área cientifica se ocupem do mesmo fenômeno, cada umas delas olha para o desporto com os instrumentos, saberes, ideais e intenções que lhe são próprios.
A Pedagogia do Desporto amarra-se ao compromisso de analisar, interpretar e compreender as diferentes formas desportivas à luz de perspectivas pedagógicas. Obriga-se a refletir sobre o sentido do desporto como prática de formação e educação, de realização da humanidade e da condição humana no homem. Além disso, a Pedagogia ocupa-se dos fenômenos do jogo, do movimento e exercitação, do ensino, da aprendizagem, do treino e da competição, por isso recorre a conhecimentos da Fisiologia e da Psicologia do Desporto, da Aprendizagem Motora, da Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, etc. Aborda também, o teor moral da prática desportiva, servindo-se de ideais pedagogicamente construídos. É com esse intuito que visa elaborar orientações que enfatizem o humano, o ético, o moral e o correto do ponto de vista do desporto e do ponto de vista da Pedagogia.
OBJETIVO
Ter o desporto como um projeto antropológico e axiológico, valorizando o teor de Humanidade que há no desporto, formando um Homem como ele deve ser, ético, cultural e moral. À luz do lema olímpico “Citius, Altius, Fortius”, o Homem deve procurar sempre o mais, o melhor, em busca de seus sonhos e ideais.
METODOLOGIA Desnudar o significado do desporto para aqueles