Fichamento De Imunologia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM NUTRIÇÃO
GABRIELA SILVA NASCIMENTO
NUTRIÇÃO E IMUNIDADE NO HOMEM
Fichamento apresentado no curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Imunologia no 2º período, sob orientação do Prof. Judson.
Paripiranga
Abril de 2015
GREDEL. Sandra. Nutrição e Imunidade no homem. 2 ed. International Life Sciences Intitute Brasil. São Paulo. 2012
RESUMO
A autora Sandra Gredel nesta obra se propôs a servir de introdução concisa ao fascinante e complexo campo da nutrição e da imunidade. O sistema imune consiste em um intricado arranjo de mecanismos de defesa que protegem o organismo contra agentes estranhos perigosos. Fatores nutricionais podem influenciar o funcionamento imune de muitas maneiras e em vários níveis. Há pesquisas sugerindo que a alteração da resposta imune por meio da alimentação pode contribuir para a diminuição do risco e/ou tratamento de grande variedade de distúrbios, entre os quais doenças inflamatórias, cardíacas, infecções virais e bacterianas, asma e alergias alimentares e câncer.
1. O SISTEMA IMUNE
1.1. Citações
“Os principais “soldados” de defesa do sistema imune são uma classe de glóbulos brancos móveis denominados leucócitos [...]” (p. 4)
“As células exterminadoras naturais conseguem reconhecer e exterminar rapidamente as células alvo, entre as quais se incluem células infectadas por vírus e células tumorais [...]” (p. 6)
1.2. Parecer
O sistema imune é subdividido em imunidade inata que é uma primeira linha de defesa e uma resposta genérica e em adquirida que requer adaptações a agentes estranhos. A comunicação interna entre as duas é responsável pela eficiência do nosso sistema de defesa. As principais células são os leucócitos, uma parte muito importante da nossa capacidade imunologia total fica no sistema imune do intestino. O sistema imune se desenvolve no início de vida e fica sujeito a várias