trabalho portugues martha redacao oficial etc
REDAÇÃO OFICIAL:
Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses tributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecera aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Existe uma sigla conhecida nesse meio para ser memorizada e lembrada quando se for digitar uma redação oficial: I C U C U
I mpessoalidade
C lareza
U niformidade
C oncisão
U so de linguagem formal
Impessoalidade : ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público .
Clareza : Determina a facilidade com que o receptor irá entender de forma satisfatória a mensagem enviada.
Uniformidade:
As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).
Concisão : Seria transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
Uso de Linguagem Formal:
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos.
Usa-se pronomes de tratamento como Vossa Excelência em se tratando dos três poderes : Executivo, Legislativo e Judiciário. O verbo concorda com o