Produção Cultural
A pesquisa foi realizada de abril á maio de 2014 em Belo Horizonte e também em outras cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro , Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Inclui cerca de 80 perguntas sobre diversos temas ligados à cultura e ao lazer.
Os resultados mostram que renda e escolaridade são fatores que contribuem para o acesso às práticas culturais, independentemente da cobrança ou não de ingresso ou de seu valor. É possível perceber também que à medida que as pessoas envelhecem fica menor a participação em atividades culturais, pois grande parte das atividades culturais é voltada para os jovens. Além disso, o impacto das novas tecnologias, a mobilidade e o grau de conhecimento de alguns dos principais espaços culturais de BH, Inhotim, museus, dentre outros têm grande influência nos resultados apresentados. Outra questão levantada o foi o motivo pelo qual as pessoas nunca terem ido ao museu, ao teatro ou ao cinema, onde o desinteresse (não gosto, não me interesso) foi a resposta mais comum.
Uma das iniciativas que podem despertar o interesse das instituições (pública ou privada) em contribuir com promoção das praticas culturais são as leis de incentivo á cultura. É uma das formas de se investir no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Rouanet (Lei 8.313/1991), onde o intuito é estimular o apoio de empresas do setor privado à área cultural. O programa consiste em reverter um percentual de impostos devidos a Receita Federal para a realização de projetos aprovados pelo governo federal a partir da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura - Sefic. Além do apoio federal na destinação de recursos provindos de impostos para a realização de ações destinadas a Cultura exite o