Biologia
TRABALHO DE BIOLOGIA
Trabalho apresentado pela alun na disciplina de Biologia. O tema abordado será sobre a 1ª Lei de Mendel.
Série:
Professora:
Primeira Lei de Mendel (Lei da segregação)
A Análise Genética é anterior a Gregor Mendel, mas as leis de Mendel formam a base teórica para nossa compreensão dos padrões de herança.
Anteriormente a Mendel as análises de padrões de herança eram dificultadas e confundidas pelo uso de material experimental inadequado: cruzamentos complexos, muitas vezes de animais, que produziam características pouco marcantes ou mistas ao longo de sucessivas gerações. Mendel compreendeu que deveria partir de um material genético muito homogêneo e trabalhar com plantas, que permitem a autofecundação, produzem uma progênie muito numerosa e que pode ser guardada na forma de sementes para experimentos futuros. Com esta visão, Mendel fez duas importantes inovações:
1. Desenvolveu linhagens puras (homozigotas) para cada marca genética que desejava estudar em ervilhas
2. Quantificou cuidadosamente seus resultados e os analisou estatisticamente.
Linhagem pura - uma população que, por autofecundação produz indivíduos sempre idênticos aos parentais. Isso é uma inovação particularmente importante porque o cruzamento de linhagens não puras atrapalharia (como de fato atrapalhou, anteriormente a Mendel) a análise dos experimentos genéticos.
Resultados dos experimentos de Mendel
Mendel conduziu experimentos com ervilhas, que eram fáceis de encontrar, de cultivar e de polinizar manualmente e que produziam muitas sementes. Além disso, os grãos de ervilhas e suas plantas têm características bem marcantes, como o aspecto e a cor das sementes, a cor da flor e o tamanho da planta na época do primeiro florescimento.
A tabela abaixo resume os resultados de Mendel com a análise de cruzamentos de linhagens puras para quatro pares de características: aspecto da semente, cor da semente, cor da flor e tamanho