FICHAMENTO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-ESPANHOL
DISCIPLINA: Práticas Interdisciplinares II
CARGA HORÁRIA: 80 horas-aula
CRÉDITOS: 04
PERÍODO LETIVO: 2015.1
ALUNA: BRENNDA DOS SANTOS RIBEIRO MATRÍCULA: 2147116518
FICHAMENTO
1. Referência do texto
Pombo, Olga. Práticas Interdisciplinares. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n.15, p 208-236, jan/jun, 2006.
2. Breve biografia do autor
Doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professora auxiliar com nomeação definitiva da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenadora científica do Centro de Filosofia das Ciências desta Universidade. Portugal.
3. Principais pontos do texto
Objetivo
Fazer com que o leitor compreenda as práticas interdisciplinares e conheça as ciências cognitivas e as novas estruturas institucionais da investigação interdisciplinar.
Objeto
Práticas interdisciplinares.
Justificativa
Esse texto foi elaborado para mostrar que as ciências em seu progresso estão se cruzando, estão interligadas, uma ajudando a outra, uma dependendo da outra. O texto é justificado pelo avanço das ciências, pelas pesquisas sobre essa interdisciplinaridade.
Questões Norteadoras
“Talvez o facto mais interessante que caracteriza a interdisciplinaridade enquanto fenómeno, não da sociologia, mas, digamos assim, da ontologia da ciência, é que ela só se deixa pensar no cruzamento da perspectiva veritativa e da perspectiva sociológica da ciência.” (p.210)
“A interdisciplinaridade traduz-se na constante emergência de novas disciplinas que não são mais do que a estabilização institucional e epistemológica de rotinas de cruzamento de disciplinas.” (p.210)
O exemplo das ciências cognitivas
“Trata-se pois de um conjunto disciplinar aberto, potencialmente alargável, sujeito às variações resultantes das exigências colocadas pela complexidade da área de estudo e cujo estatuto disciplinar - pelo menos