Evolução da fisica
Resumo 2
Aristóteles
A filosofia grega teve seu auge com Aristóteles, que nasceu em 384 a.C. em Estagira uma cidade grega na Macedônia. Ele teve uma educação excelente. Ele foi o primeiro filosofo a apresentar um sistema compreensível do mundo. Seu trabalho representava a primeira tentativa de uma descrição do Universo físico em termos de argumentos lógicos baseados em suposições simples e observações da natureza. Ele foi um escritor prolífico, sua é variada e numerosa: escreveu sobre Lógica, Física, Matemática, Metafísica, Biologia, Ética, Política e Retórica, mas infelizmente a maior parte de sua obra se perdeu. Aristóteles elaborou uma teoria do conhecimento segundo a qual o conhecimento é obtido por um processo que começa com a experiência. Concordava com Platão que as formas eram reais, recusava, no entanto, a atribuir, como seu mestre, uma existência independentes a elas. O mundo de Aristóteles, ao contrário do mundo inerte dos atomistas, onde átomos se moviam aleatoriamente, não era um mundo de chances e coincidências, mas um mundo organizado, ordenado, um mundo de propósitos, onde as coisas se moviam para fins determinadas pelas ruas natureza. Sua concepção do universo era teleológica, concebia-o como governado por uma finalidade.
A lógica de Aristóteles
Aristóteles praticamente criou a ciência da lógica, que ele como a arte e o método de pensar corretamente, e que permanece até hoje entre as grandes criações da mente humana. Ele foi o primeiro a formular o processo do raciocínio dedutivo na forma de silogismo. No séc. XVII Francis Bacon criticou o procedimento lógico de Aristóteles argumentando que ele era circular.
Filosofia da natureza
Como foi dito antes, Platão acreditava que as entidades matemáticas tinham exclusivamente as propriedades necessárias dos constituintes finais de uma ciência racional da Natureza. Assim, uma teoria física formulada usando um sistemas numéricos e geométrico revelaria a