evolução da fisica
1 a nossa sobrevivencia depende desse conhecimento ex: ninguém duvida que a velocidade da queda aumenta ao pularmos em um abismo. – sobrevivência-
2 esse conhecimento é importante para destruição dos mitos e superstições. para criar a possibilidade de utilizar as “forças da natureza” a serviço do homen e de seu bem estar e de ate mesmo, ter o conforto psicológico e satisfação em desvendar os mistérios da natureza.
Chega a Antenas vindo de IONIA um físico amante da natureza chamado Anaxigoras.
A física por olta de 500 a.C significava a natureza, os cosmos e ele dizia “ eu nasci para contemplar as obras da natureza”. Acredita-se a Anaxigoras a primeira explicação para a causa do eclipse do sol. Como sendo a interposição da lua entre o sol e a terra.
A física dos gregos era a física das causas finais, as coisas aconteciam para que a harmonia do universo e do cosmos não fossem perturbadas.
A velha física era a física do senso comum, onde as conclusões são tiradas pela observações naturais dos fenômenos do dia a dia e suas interpretações eram baseadas na inteligência mas não na experiência cuidadosa.
Ex: a queda de dois corpos parece induzir que o corpo mais pesado cairia mais rápido. Na verdade esse é o resultado da observação simples de uma queda de folha e um fruto que solta-se simultaneamente do galho de uma arvore. A utilização pura e simples da inteligência pode nos levar a concluir que esse é um comportamento comum aos objetos em queda, uma experimentação mais cuidadosa em um lugar sem ar, nos mostra que corpos caem igualmente.
“obs: Se não houvesse a resistência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, abandonados da mesma altura, nas proximidades da superfície da Terra, levariam o mesmo tempo para atingir o solo. Esse movimento é conhecido como queda livre. O movimento