Fichamneto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHAREL EM PSICOLOGIA
ANDREIA ARAUJO OLIVEIRA
A criança Terceirizada
Fichamento apresentado no curso de psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Psicologia da Sociedade no 2º período, sob orientação da Prof.ª Suzana.
Paripiranga
Outubro, 2014
VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. Companhia das estrelas, ed. 1º, São Paulo, 1999.
Resumo:
Dráuzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Nasceu em São Paulo, em 1943. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS. Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS. Eu sua obra Carandiru, o DR. Relata alguns acontecimento na detenção, e o seu objetivo era a prevenção da AIDS. Lá ele conheceu alguns detentos, os quais contaram história de suas vidas. Varella além da prevenção a AIDS cuidou de diversos casos e observou algumas questões sociológicas naquele meio, aquele período que ele passou na prisão serviu de experiência e de história pra contar.
Capítulos, 01,02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09 e 10.
Parecer
“Neste livro procuro mostrar que a perda da liberdade e a restrição do espaço físico não conduzem a barbárie, ao contrario do que muito pensam” (p. 8).
O autor aborda incialmente a sua iniciativa em realizar um trabalho voluntario naquela detenção com intuito na prevenção da AIDS, logo descreve a rotina dos prisioneiros, a detenção é divida por pavilhões, quadras, campo de futebol e entre outros. As arquiteturas dos pavilhões são bem parecidas, porém diferente na distribuição dos presos, existem pavilhões bons e ruins. As rotinas são sempre as mesmas, contagem dos prisioneiros, café da manhã, banho de sol, algumas