Fichamneto
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM PSICOLOGIA
MOVIMENTOS SOCIAIS
KARLA TAINÁ SOUZA SILVA
PARIPIRANGA – BA
Novembro de 2014
AGES
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM PSICOLOGIA
MOVIMENTOS SOCIAIS
KARLA TAINÁ SOUZA SILVA
Produção Única apresentada no curso de Psicologia da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas .........( ) .........( ).........( ) ........( ).......( ) ................... (2º) Período.
Professor (a) Orientador (a): Suzana Almeida
PARIPIRANGA – BA
Novembro de 2014
MOVIMENTOS SOCIAIS
O movimento social, é uma analisem reconstituídos com a figura do psicólogo na psicologia social nos movimentos sociais e comunitários revela-se uma grande possibilidade de atuação, em uma prática ainda tímida e uma construção teórica muito principiante com tanta vastidão no campo constituído pelos movimentos sociais e comunitários, com sua dimensão multidiferenciada aponta um horizonte amplo heterogêneo de propostas, de diversas fragmentações e de formas organizadas com a qual, só recentemente, o psicólogo social tem trabalhado com uma perspectiva histórica e de ênfase transformadora.
A Psicologia Social no Brasil era um 'zero à esquerda', não interferia em nada, não ajudava em nada, quer dizer, era um saber que estava lá, que partia das teorias americanas para explicar a realidade brasileira. Era preciso compreender como o latino-americano singulariza o universal na constituição particular de sua existência. (LANE, 2000). Consciente de que o fazer ciência psicossociologia deve processa-se no centro destes movimentos sociais, o psicólogo social busca instrumentais para melhor compreender esta dinâmica. Claro que muitas das iniciativas surgiram a partir desse exercício da critica, houve recusas de