economia
Primeiro, para analisar um mercado específico, a microeconomia parte da hipótese coeteris paribus (tudo o mais permanece constante). Logo, os consumidores são aqueles que se dirigem ao mercado para obter um conjunto de bens e serviços com o objetivo de maximizar sua satisfação (utilidade).
O livre jogo da oferta e demanda é o elemento fundamental para o funcionamento da economia de mercado, pois é da interação entre consumidores e produtores que obtemos preços e quantidades de equilíbrio. A demanda é a quantidade de uma mercadoria ou serviço que os consumidores desejam adquirir. Uma outra forma de apresentar essas diversas alternativas é pela curva de demanda.
A redução do poder aquisitivo de sua renda fará com que o consumidor reduza sua demanda de todos os bens. Como já destacado, a demanda de um bem ou serviço não é condicionada apenas por seu preço.
A relação da renda dos consumidores com a demanda de um produto vai determinar a classificação desse produto como bem normal, bem inferior ou bem de consumo saciado. Quando a demanda de um bem aumenta com o aumento da renda dos consumidores, esse bem é um bem normal.
Se a demanda de um bem aumenta em consequência do aumento dos preços de um outro bem, afirma-se que este é um bem substituto ou concorrente, pois há uma relação direta entre o preço de um bem e quantidade de outro (carne e frango, por exemplo). Elementos que deslocam a curva de demanda
Alguns dos fatores que influenciam a demanda podem ser responsáveis por um deslocamento da curva de demanda.
Um aumento no número de consumidores num mercado também provoca um deslocamento positivo da curva de demanda, já que provoca um aumento na demanda.
A demanda é toda a curva que relaciona os possíveis preços a quantidades