Fichamento da era das revoluçoes
As transformações que ocorreram entre 1789 e 1848.
Objetivo
Compreender os diversos acontecimentos sociais, políticos e econômicos que ocorreram entre 1789 e 1848. Analisar a importância destes mesmos eventos para o panorama mundial da época, assim como, para o contemporâneo para a formação da modernidade e pensamento sócio-político-econômico.
Metodologia
O livro esta dividido em duas partes; a primeira parte é referente aos principais desenvolvimentos históricos do período compreendido na obra (1789 e 1848) e a segunda parte retrata a respeito da construção da sociedade a partir de tais eventos.
Principais
Conceitos
“O que significa à frase a revolução industrial explodiu? Significa que a certa altura da década de 1780, e pela primeira vez na historia da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que dai em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e ate o presente ilimitada, de homens, mercadorias e serviços. (...) Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na historia do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha.” (p.50-62)
A explosão da Revolução Industrial ocorreu na medida em que empresários viram uma possibilidade de se expandirem rapidamente na produção de consumo de massa (o algodão, por exemplo), através uma tecnologia relativamente simples e baratas, e que geravam muita produção. (p.60)
“Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob influencia da revolução industrial britânica, sua politica e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fabricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas