Manual pratico de sondagem
GEOSOL - GEOLOGIA E SONDAGENS S/A
DEZEMBRO DE 2011
Índice
Introdução
A Geosol é uma empresa com mais de cinquenta anos de mercado e ao longo desta trajetória adquiriu muita experiência no seu ramo de atuação. Ao longo destes muitos anos de mercado, muitas técnicas e ferramentas de perfuração foram aperfeiçoadas para atender as necessidades da empresa e dos clientes.
Como consequência deste aperfeiçoamento, hoje a Geosol se destaca no mercado pela sua competência em execução de serviços que exigem alto grau de conhecimento técnico.
Nos últimos anos a demanda de mercado aumentou consideravelmente. Acompanhando este crescimento a Geosol aumentou o número de equipamentos e consequentemente a equipe. Desta forma, a empresa vive um momento em que se torna necessário passar este conhecimento para os novos funcionários assim como fazer uma reciclagem em novas técnicas e ferramentas para os funcionários mais experientes.
Este manual deve servir como material didático para treinamentos e também como material de consulta em caso de dúvidas. Nele falaremos exclusivamente de sondagem rotativa wireline e iremos descrever todo o ferramental, da coroa ao alimentador de lama, quanto a seleção e formas de utilização.
1. Coroas de perfuração
A coroa é uma das peças que compõe o barrilete e é a responsável pelo corte da rocha. A seleção da coroa quanto ao tipo e série é extremamente importante pois irá influenciar diretamente no desempenho da perfuração.
1.1 Tipos de coroas quanto à saída d’água
As saídas d’água são as aberturas na face da coroa para permitir a passagem da lama. As coroas podem ter saída d’água frontal, lateral ou profunda. Elas pode variar de tamanho e forma, para permitir que passe mais ou menos lama, aumentar ou diminuir a pressão da lama ou ainda aumentar ou diminuir a pressão da face de corte sobre a rocha.
1.1.1