Dosagem de Açúcares
Os açúcares são considerados redutores por possuírem o grupo funcional do centro onomérico (carbono glicosídico) livre para reagir com outras substâncias químicas. Quando em contato com soluções oxidantes (contendo íons Fe+3 ou Cu+2, por exemplo), a hidroxila ligada ao carbono glicosídico é oxidada.
No experimento realizado, a oxidação das soluções de glicose e frutose – ambas redutoras – pela solução oxidante de DNS tornou-se evidente devido à mudança de coloração da mesma.
Na reação química, ocorre redução do DNS (ácido 3,5-dinitrosalicílico) a ácido 3-amino-5-nitrosalicílico e oxidação do grupo aldeído e/ou cetona do açúcar a grupo carboxílico e éster, respectivamente. A cor característica da solução final (laranja avermelhada) é um indicativo de que a reação de fato ocorreu e possibilita a análise em UV/VIS. A reação química genérica envolvida está representada abaixo:
Dessa forma, após a reação de oxidoredução entre o DNS e os açúcares redutores em diferentes concentrações, foi construída uma curva de calibração por meio da leitura de absorbâncias do produto de cada tubo. Através da equação da reta obtida na curva de calibração, foi possível calcular as concentrações desconhecidas das soluções de açúcares.
Conclusão
O DNS reagiu com a solução contendo glicose e frutose, comprovando que ambos são carboidratos redutores.
Tal reação gera soluções com alterações de cor, dependendo da concentração das mesmas. Por meio dessa diferença de coloração, foi possível construir uma curva de calibração em espectrofotômetro para posterior análise de soluções com concentrações desconhecidas.
Dessa forma, foi possível obter satisfatoriamente as concentrações das soluções de açúcares redutores.
1) Carboidratos (açúcares) são aldeídos ou cetonas poliidroxilados, ou substancias que se hidrolisam para formar tais compostos. Os carboidratos redutores são aqueles que possuem o grupamento hidroxila livre no