Relat Rio De Bioquimica A UCAR REDUTOR 1

560 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

BIOQUIMICA

RELÁTORIO TÉCNICO­CIÉNTIFICO
AULA SOBRE DOSAGEM DE AÇUCARES REDUTORES PELO MÉTODO DE ADNS

Alunos:
Jade A. Ticks
HallefyJunio de Sousa
Rodrigo Lima Raquel Macedo Marquete Brenda Barbara

Goiânia, GO
Maio, 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

BIOQUIMICA

RELÁTORIO TÉCNICO­CIÉNTIFICO
AULA SOBRE DOSAGEM DE AÇUCARES REDUTORES PELO MÉTODO DE ADNS

Trabalho apresentado na disciplina Bioquímica,
Geral do Curso de Engenharia Florestal, como parte dos requisitos para a Avaliação da disciplina.

Goiânia, GO
Maio, 2015

Introdução
Na natureza os monossacarídeos, glicose e frutose aparecem na forma estável que é a forma de anel, porém, são potencialmente ativos. Se a ligação for rompida o anel se rompe e a molécula fica aberta e com um grupamento redutor. Possuem grupos carbonílicos e cetônicos livres, portanto, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. E é justamente devido a presença da carbonila que faz todos os monossacarídeos potencialmente redutores, já outros carboidratos necessitam ser hidrolisados para se tornarem redutores.
Basicamente um açúcar redutor é um açúcar no qual o carbono carbonila (anomérico) não está envolvido em uma ligação glicosídica e, portanto, pode sofrer oxidação. E a analise desses açucares são de grande importância para fins industriais específicos, principalmente alimentícios, e, para isso há métodos e técnicas. O método utilizado na aula foi o de dosagem pelo Método de ADNS.
O método DNS é a oxidação do grupo carbonila. O princípio vem através de uma molécula chamada Ácido 3,5-dinitrossalicílico (DNS) possui uma coloração alaranjada, e, é facilmente reduzido por açúcares. Quando monossacarídeo é reduzido (a glicose), o DNS se torna ácido 3-amino-5-nitrossalicílico, e passa a apresentar-se com uma coloração acastanhada (laranja-marrom forte). Na proporção

Relacionados