Relat Rio De Bioquimica A UCAR REDUTOR 1
560 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSCURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
BIOQUIMICA
RELÁTORIO TÉCNICOCIÉNTIFICO
AULA SOBRE DOSAGEM DE AÇUCARES REDUTORES PELO MÉTODO DE ADNS
Alunos:
Jade A. Ticks
HallefyJunio de Sousa
Rodrigo Lima Raquel Macedo Marquete Brenda Barbara
Goiânia, GO
Maio, 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
BIOQUIMICA
RELÁTORIO TÉCNICOCIÉNTIFICO
AULA SOBRE DOSAGEM DE AÇUCARES REDUTORES PELO MÉTODO DE ADNS
Trabalho apresentado na disciplina Bioquímica,
Geral do Curso de Engenharia Florestal, como parte dos requisitos para a Avaliação da disciplina.
Goiânia, GO
Maio, 2015
Introdução
Na natureza os monossacarídeos, glicose e frutose aparecem na forma estável que é a forma de anel, porém, são potencialmente ativos. Se a ligação for rompida o anel se rompe e a molécula fica aberta e com um grupamento redutor. Possuem grupos carbonílicos e cetônicos livres, portanto, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. E é justamente devido a presença da carbonila que faz todos os monossacarídeos potencialmente redutores, já outros carboidratos necessitam ser hidrolisados para se tornarem redutores.
Basicamente um açúcar redutor é um açúcar no qual o carbono carbonila (anomérico) não está envolvido em uma ligação glicosídica e, portanto, pode sofrer oxidação. E a analise desses açucares são de grande importância para fins industriais específicos, principalmente alimentícios, e, para isso há métodos e técnicas. O método utilizado na aula foi o de dosagem pelo Método de ADNS.
O método DNS é a oxidação do grupo carbonila. O princípio vem através de uma molécula chamada Ácido 3,5-dinitrossalicílico (DNS) possui uma coloração alaranjada, e, é facilmente reduzido por açúcares. Quando monossacarídeo é reduzido (a glicose), o DNS se torna ácido 3-amino-5-nitrossalicílico, e passa a apresentar-se com uma coloração acastanhada (laranja-marrom forte). Na proporção