industrialização e o impacto ambiental
Industrialização e Impacto Ambiental
Trabalho Realizado por:
Introdução
Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Filosofia, pelo professor José Júlio. O tema “Industrialização e Impacto Ambiental” é sobre a ética ambiental que é um ramo da ética prática. Esta aplica as terias éticas aos problemas práticos. Em síntese o impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.
Devido ao crescimento das populações e das necessidades de consumo, as indústrias cresceram consideravelmente em número, áreas de atuação e variedade de produtos. Entretanto, a disciplina e a preocupação com o meio ambiente natural não se fizeram presentes durante muitos anos, tendo como resultado problemas ambientais de grandes dimensões. Os países do primeiro mundo, depois de terem degradado praticamente todo o seu meio ambiente, iniciaram o processo de conscientização da necessidade de controlar os processos de industrialização, assim como de recuperar o meio ambiente degradado.
O que é o impacto ambiental?
O impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente que é causada graças à atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente. A medição do impacto ambiental não pode ser feita de forma precisa porque o meio ambiente é um sistema complexo.
É possível fazer algumas estimativas, através do EIA (estudo de impacto ambiental) e RIMA (relatório de impacto ao meio ambiente). A grande maioria de atividades econômicas implica um impacto ambiental. Existem dois tipo de impacto ambiental o impacto ambiental negativo e o positivo:
Impacto ambiental positivo: Um impacto ambiental positivo