Industrialização e os Impactos ambientais
Introdução Página 3
I. Industrialização Página 4
II. Vantagens e desvantagens da industrialização Página 5
III. Impacto ambiental causado pela industrialização Página 6
IV. Como prevenir os impactos ambientais causados pela industrialização? Página 7
i. Limites Página 7 ii. Critérios quanto à emissão de gases Página 7 iii. Incentivo para o uso de tecnologias menos poluentes Página 8 iv. Uso de equipamentos menos poluentes Página 8
v. Verificação de locais de depósito de resíduos sólidos Página 8
Conclusão Página 9
Fontes Página 10
INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendemos explorar o tema da industrialização e a forma como esta afeta o meio ambiente. Para isso, começámos por definir industrialização, referindo as vantagens e desvantagens que esta acarreta, para assim compreendermos no que consiste realmente o processo de industrialização.
Como forma de ligação entre estes dois temas (industrialização e meio ambiente) apresentamos os impactos ambientais causados pelas indústrias (que são cada vez mais) e também algumas medidas que poderão ser utilizadas para prevenir ou minimizar esses mesmos impactos.
I. INDUSTRIALIZAÇÃO
A industrialização caracteriza-se pelo processo de desenvolvimento industrial, cujo principal interesse é a alteração do modo de produção para a maximização dos lucros. A industrialização é um processo antigo na humanidade. Durante a Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e da produtividade, mas as indústrias que atualmente existem são muito mais desenvolvidas. O segmento industrial expandiu-se através da Primeira Revolução Industrial, na Inglaterra. Ficando marcado pelas transformações no processo produtivo, que incluía as máquinas (ex.: máquina a vapor), capazes de produzirem em série, e passou a utilizar fontes energéticas mais eficazes (ex.: carvão).
II. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO
A industrialização traz várias vantagens, tais como:
Maior produção em empresas
Aumento