Volumetria de complexa o
Determinação de cálcio em água
Introdução
A volumetria de complexação envolve reações de um íon metálico com um ligante multidentado, em que o produto da reação é um complexo suficientemente estável. A titulação complexométrica é muito utilizada para determinar um grande número de metais.
Um dos agentes complexantes mais utilizados em química analítica é o ácido etilenodiaminatetraacético (EDTA), pois a maioria dos elementos da tabela podem ser analisados com o EDTA de forma direta ou indireta. O EDTA, que é um agente quelante, reage na proporção de 1:1 com os íons metálicos, além disso, não há formação de nenhum composto intermediário.
O íon complexo é obtido pelo compartilhamento de pares de elétrons de uma espécie com uma outra espécie que é deficiente em elétrons, com isto será formada ligações covalentes coordenadas. Aquela espécie que tem elétrons para ser compartilhado é chamada de ligante e a outra espécie que é deficiente em elétrons é chamada de cátion metálico.
O principal objetivo deste experimento foi determinar a concentração média de cálcio presente na amostra, determinar a dureza da água mineral e observar a importância em utilizar uma solução tampão, quando se utiliza o indicador eriocromo-T na determinação do cálcio.
Materiais
- 01 Bureta
- 01 Pipeta
- 03 Béqueres
- 01 Balão Volumétrico
- 03 Erlenmeyer
- Indicador Eriocromo-T
- 01 garrafa de água Indaiá de 500mL, com 16,780 mg/L de cálcio e 9,606 mg/L de magnésio.
- Número da amostra com cálcio: 10
Metodologia
Primeiramente houve o preparo da solução de EDTA para se determinar sua concentração exata, esta parte foi feita pelo técnico do laboratório e a concentração de EDTA foi de 0,0111mol/L. Depois disto, foi feita a titulação do branco com EDTA, segunda etapa, e o volume observado na bureta foi descontado nas outras titulações, nesta etapa transferiu uma alíquota de 30mL de água destilada para o erlenmeyer, adicionou 10mL de solução