a industrialização e o impacto ambiental
A indústria tem se vindo a tornar o setor dominante da economia mundial pelo facto de o mundo se estar a alterar muito rapidamente, devido as necessidades das sociedades atuais serem cada vez mais facto esse justificado pelo aumento da informação e elevado desenvolvimento tecnológico. Podemos pensar que a industrialização é benéfica para o desenvolvimento económico, para o aumento do emprego e melhoria do nível de vida das pessoas mas a industrialização não apresenta apenas vantagens apresenta sim desvantagens, essas que são prejudiciais para o meio ambiente como a destruição de florestas e de habitats naturais através da emissão de gases poluentes.
Esta situação tem levantado uma serie de problemas, levando a que se realizem as seguintes questões: que direito tem o homem para destruir o meio ambiente? Será que as gerações futuras não precisarão do ambiente?
Apesar de a sociedade ter vindo a apresentar relativo interesse nos problemas ambientais as questões económicas continuam a apresentar maior importância para o ser humano. Eu pessoalmente penso que o homem não tem o direito de prejudicar e destruir o meio ambiente apenas pelo facto de apresentar necessidades ilimitadas essencialmente de nível tecnológico e industrial que são altamente nefastos para o meio ambiente. Os seres humanos detêm assim a obrigação de se esforçarem de forma a garantirem uma maior eficiência dos recursos naturais e uma maior preservação e sustentabilidade do ambiente, devemos encarar a nossa natureza como algo valioso e que deve ser conservado.
O facto de homem ter vindo a destruir o meio ambiente, isto levanta a questão de que forma é que as gerações futuras encontraram o planeta onde irão habitar e viver? Todos nos sabemos que o planeta Terra é constituído por um ecossistema interligado, por exemplo o facto de um país industrializado apresentar elevados níveis de poluição, isso não significa que esse país será o único a receber as