Fichamento Cinema e Mito
COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE PROPAGANDA
GUILHERME SOUSA
FICHAMENTO – MITO E CINEMA
Fichamento realizado para composição de trabalho para Projetos Experimentais 1 - Sob orientação da Profa. Ms. Jullena Normando - Goiânia - Outubro/2014
FICHAMENTO
Livro: ROCHA, Everardo. O que é mito. São Paulo: brasiliense, 1999.
P. 7: O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma das sociedades espalharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Um conceito amplo e complexo, pro trás de uma palavra chique.
P.9: Segundo o Dicionário Aurélio, a definição de mito pode ser a seguinte: “Fato, passagem dos tempos fabulosos; tradição que, sob forma de alegoria, deixa de entrever um fato natural, histórico ou filosófico; (sentido figurado) coisa inacreditável, sem realidade”.
P. 12: Mais diretamente isto quer dizer que o mito atrai a interpretação. E interpretações é que não falta ao mundo dos mitos. O mito é, pois, capaz de revelar o pensamento de uma sociedade, a sua concepção da existência de uma relação entre o mito e o contexto social.
P.9: O mito carregaconsigo uma mensagem que não está dita diretamente. Uma mensagem cifrada. O mito esconde alguma coisa. O que ele procura dizer não é explicitado literalmente. “Não está na cara”. O mito não é “objeto”.
P. 11: o mito não é verdadeiro no seu conteúdo manifesto, literal, expresso, dado. No entanto, possui um valor e, mais que isto, uma eficácia na vida social.
P. 13: o que subsiste de comum nos mitos é a ideia constante de que o mito está, efetivamente, ligado à possibilidade de ser interpretado.
P. 14: Embora o mito possa não ser a verdade, isto não quer dizer que seja sema valor. O mito pode ser efetivo e, portanto, verdadeiro como estímulo forte para conduzir tanto o pensamento quanto o comportamento do ser humano ao lidar com realidades existenciais importantes. Neste caso, procurar saber se o mito diz estritamente a