Trabalho Pronto Fichamento
ESC OLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
JÉSSICA SOARES OPIECHON
SEMANA 4, ATIVIDADE:
FICHAMENTO DOS TEXTOS DE 01 A 04
CURITIBA
2015
FICHAMENTO DOS TEXTOS DE 01 A 04
TEXTO 01
LE GOFF, J. Documento/Monumento. In: Ruggiero Romano (org.) Enciclopédia Einaudi – História e memória. Porto: Imprensa Nacional, 1984. p.462-476.
O texto de Jacques Le Goff – historiador francês especialista em Idade Média, autor de dezenas de livros e trabalhos, membro da Escola dos Annales – denominado Documento e Monumento, da Enciclopédia Einaudi (História e Memória) traz a discussão sobre a memória coletiva, abrindo com a origem da palavra “monumento / monumentum” que significava originalmente “memória”. A função do monumento apresentada pelo historiador é o de lembrar a sociedade que o cerca da sua história, um lembrete de algo de grande importância e valor que aconteceu:
O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. (LE GOFF, 1996, p. 1) Em seguida, Le Goff discorre sobre a origem de “documentum”, que segundo ele, deriva do termo “ensinar”, que acabou por adquirir outro significado ao longo do tempo, o de “prova” que hoje é amplamente usado e divulgado no vocabulário legislativo. O historiador traz também como este documento vai ser usado pela escola positivista do século XIX:
O significado de “papel justificativo”, especialmente no domínio policial, na língua italiana, por exemplo, demonstra a origem e a evolução do termo. O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece