Fichamento 9
Glayce Kelly Souza Santos. R.A: 2485704563
Fichamento
Sumaré/SP
05/2015
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Glayce Kelly Souza Santos. R.A: 2485704563
Fichamento
Trabalho apresentado com exigência da disciplina de Fundamentos filosóficos, ministrada pela professora Aline Caprera.
Sumaré/SP
05/2015
Aranha, M. L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo, Moderna 2006, 3ª edição.
Antropologia é a ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim, ela se divide em duas partes: Antropologia cientifica e antropologia filosófica.
Antropologia cientifica estuda o ser humano de acordo com sua visão física e cultural. A visão física estuda a evolução humana e a visão cultural, estuda asdiferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações familiares, costumes, tradições e linguagem.
Antropologia filosófica é o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades eações que os orientam a responder a seguinte questão: o que é ser humano? Alguns filósofos na Grécia antiga teorizavam a educação como um modo de filosofar e não um projeto teórico específico. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomas de Aquino, Rosseau e Immanuel Kant, cada um deles teve uma concepção diferente da antropologia e educação.
As concepções mais destacadas são: Essencialista ou metafísica fala da essência humana buscam multiplicidades dos seres, segundo essa concepção, a educação visa formar o indivíduo para a fé e para a vida depois da morte, como característica o enfoque metafísico próprio da filosofia antiga, que acentuava a atitude teórica da analise dos conceitos universais.
A concepção naturalista, ficou conhecido o século do método (revolução cientifica), onde se buscava compreender o que é ser humano. Segundo esse modo de pensar, Descartes afirmava que o ser humano é constituído por uma substancia pensante, de natureza espiritual e pela substancia extensa, de