FICHAMENTO DO CAPÍTULO 9 DO MANUAL DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM "ESCRITA"
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA
CONCEITUALIZAÇÃO:
Trata-se de uma dificuldade significativa no desenvolvimento das habilidades relacionadas com a escrita.
O problema de dificuldade na escrita não pode ser esclarecido apenas pelos seguintes fatores: presença de deficiência mental; escolarização insuficiente; déficit visual ou auditivo e alterações neurológicas.
O agravamento do problema pode se manifestar através de pequenos erros na soletração assim como erros na sintaxe na estruturação das frases ou na maneira de organizar os parágrafos. Esta dificuldade geralmente se manifesta atreladas a outras alterações como:
Os transtornos do desenvolvimento da leitura. (stanovich, 1992).
Os transtornos do desenvolvimento da linguagem do tipo expressivo e receptivo. (Poul, 1992).
Os transtornos do desenvolvimento matemático (Semrud-Clikeman).
Transtorno de desenvolvimento da coordenação ou de habilidades motoras (Deuel, 1992) e os transtornos de conduta de tipo desorganizado(Hooper, Hynd e Mattison, 1992). O inicio torna- se perceptível de acordo com a sua gravidade. Podendo se manifestar desde aos 7 anos no período do segundo ano do primeiro grau que são os casos mais graves e as 10 anos, no quinto ano da educação primária, ou inclusive mais tarde nos casos mais leves.
Incidência dessa dificuldade:
Sugere - se uma frequência em relação à manifestação do transtorno do desenvolvimento da leitura. Exclui-se desse diagnóstico a deficiência mental, déficits de coordenação motora, de escolarização inadequada ou insuficiente, déficits visuais, auditivos. (p. 191).
CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO DO DESENVOLVIMENTO NA ESCRITA
A. O rendimento nas provas de escrita que deverão estar padronizadas e aplicadas de forma individual de acordo com a escolarização e capacidade intelectual da criança.
B. O critério A interfere de maneira expressiva nas aprendizagens acadêmicas se desdobrando para a vida cotidiana quando a necessidade de