Os Grandes Economistas Fichamento cap 8 e 9
Joseph Alois Schumpeter, define-se como o teórico da tranforação e dos desequilibrados do sistema capitalista, que a dinâmica assenta no papel do empresário e na difusão da inovação. Nasceu em Triesch, na Morávia, em 1883, ano em que Marx morreu, e nasceu um outro gigante do pensamento economico: Keynes. Estudou sociologia e ecnonomia em Viena, seguindo os ensinamentos de Eugen von Bohm-Bawek, um dos fundadores da escola neoclássica austríaca.
I. O EMPRESÁRIO É O REVOLUCIONÁRIO DA ECONOMIA
Os motivos que levam o empresário a agir não são exclusivamente regidos pela procura do lucro. “o empresário segundo Schumpeter aparece como um indivíduo um pouco à margem do resto do corpo social, um ator que, segundo os seus próprios termos, .” (Pag. 114)
“É na Teoria do Desenvolvimento Económico (1911) que Schumpeter se dedica a explanar os motivos que caracterizam o empresário e o impelem à açõa.” (Pag. 114)
“A fundação de um espaço de poder, que pode assemelhar-se à conquist de terrirórios à qual dedicavam os príncipes e os guerreiros da Idade Médi, é o primeiro.” (Pag. 115)
Schumpeter destaca a vontade do empresário de ter um reino privado, que possa legar aos descendentes, criando uma disnatia industrial ou comercial.
“A vontade de lugar e de ganhar é o segundo tipo de motivação que anima o empresário” (pag. 115)
A atividade economica é vista como espécia de combate em que vence o melhor, e o lucro era considerado um índice de sucessso, e não apenas o objetivo da atividade empresarial.
“A alegria de criar uma nova forma economica contintui o terceiro grupo de motivações”
O empresarial escolhe sua área de atuação, sendo sua produção de riqueza. Existe riscos, entretanto a satisfação ter estado na criação de algo novo recompensa o empresário pela totalidade dos seus esforços.
II. O EMPRESÁRIO ESTÁ NA ORIGEM DA INOVAÇÃO
O empresario realiza novas combinações pordutivas à base de trabalho