Fichamento 2
Capítulo 1:
Criando oceanos azuis. (páginas 3 – 21)
“A única maneira de superar os concorrentes é não mais tentar superar os concorrentes.” (p. 4)
“Tudo isso sugere que o ambiente de negócios tradicional, no qual grande parte das abordagens sobre estratégia e gestão se desenvolveram no século XX, está desaparecendo em ritmo cada vez mais acelerado.” (p. 8)
““Movimento estratégico” é um conjunto de decisões e ações gerenciais que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados.” (p. 10)
“Nós a chamamos inovação de valor, pois em vez de se esforçarem para superar os concorrentes, concentraram o foco em tornar a concorrência irrelevante, oferecendo saltos no valor para os compradores e para as próximas empresas, que assim desbravaram novos espaços de mercado inexplorados.” (p. 12)
“A inovação de valor ocorre apenas quando as empresas alinham inovação com utilidade, com preço e com ganhos de custo.” (p. 13)
“A estratégia sempre envolverá oportunidades e riscos, seja uma iniciativa de oceano vermelho, seja uma iniciativa do oceano azul.” (p. 18)
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Elsevier Editora, 2005, 11ª edição.
Capítulo 2:
Ferramentas e modelos de análise. (página 23 – 43)
“A estratégia do oceano azul eficaz consiste em minimizar os riscos, não em assumir riscos às cegas.” (p. 23)
“Força – as a buscar simultaneamente diferenciação e baixo custo, para romper o trade – off valor – custo.” (p. 34)
“É compreendida com facilidade por equipes de qualquer nível, promovendo alto nível de envolvimento em sua aplicação.” (p. 35)
“As quatro ações para a criação de nova curva de valor devem ser bem orientadas para o desenvolvimento de uma curva de valor com essas três qualidades, as