Geral Doc 1
1. OBJETIVO E AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1.1 Papel de finanças e do administrador financeiro
O Fluxo de fundos, em uma empresa industrial, envolve operações típicas de uma empresa industrial, mas, de maneira idêntica, outros empreendimentos, no âmbito comercial ou de prestação de serviços, também apresentam uma dinâmica semelhante ao de uma empresa industrial, no que se refere às entradas e saídas de recursos financeiros, que é o que visa demonstrar este fluxo.
Analisemos este fluxo, passo a passo. A constituição do empreendimento irá requerer um aporte de capital ou a tomada de empréstimos e financiamentos. Esses recursos constituirão as disponibilidades financeiras do empreendimento, utilizadas para saldar os compromissos com os fornecedores tanto de matérias-primas, materiais auxiliares e outros insumos utilizados no processo produtivo, como de equipamentos, instrumentos, utensílios, edificações e outros ativos permanentes indispensáveis à operacionalização do negócio. E também para saldar compromissos financeiros com os prestadores de serviço, aí incluída a mão-de-obra direta – relacionada aos que se dedicam diretamente à operação do empreendimento, como os operadores de máquinas industriais – e execução de serviços especializados por terceiros – manutenção industrial, por exemplo. Com base nestes fatores de produção – máquinas industriais, matérias-primas, mão-de-obra direta, tecnologia de produto e de processo e, sobretudo, capacidade empresarial para aglutinar todos estes fatores – surgem os produtos que serão, finalmente, adquiridos pelos indivíduos para suprir determinadas necessidades.
Durante o processo de produção e comercialização ocorrem despesas operacionais – aquelas decorrentes do suprimento de energia elétrica, pagamento de aluguel, mão-de-obra indireta e outras –, despesas financeiras – decorrentes de antecipações de valores a receber mediante desconto de duplicatas, por exemplo, ou decorrentes de