exercícios de economia
Exercícios de Revisão para avaliação individual M2
01. (Analista Econômico – Joinvile 07) Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e procura de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QS = 48 + 10P; QD = 300 – 8P; Onde QS, QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. A quantidade transacionada, nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio, será:
a. ( ) 2 unidades.
b. ( ) 252 unidades.
c. ( ) 188 unidades.
d. ( ) 14 unidades.
e. ( )100 unidades.
02. (Consultor Legislativo SP- 07) A demanda de mercado por um bem é QD = 30 – p e a oferta é QS = 2p, onde QD é a quantidade demandada; QS é a quantidade ofertada; e p é o preço do bem. Pode-se afirmar que o preço e a quantidade de equilíbrio serão, respectivamente,
a. ( ) 20 e 10.
b. ( ) 27 e 3.
c. ( ) 15 e 30.
d. ( ) 15 e 15.
e. ( ) 10 e 20.
03. (Codevasf- 03) O bem cuja demanda decresce quando a renda aumenta é chamado de bem:
a. ( ) discreto;
b. ( ) inferior;
c. ( ) comum;
d. ( ) superior;
e. ( ) normal.
04. Vamos supor que o governo, querendo reduzir o consumo de gasolina no curto prazo, resolva promover um aumento de 38% no preço. Percebeu-se que este aumento provocou uma redução de 5% no consumo. Calcule o coeficiente de elasticidade-preço por gasolina;
05. Diante do coeficiente de elasticidade, supondo que o governo queira atingir uma redução de 20% o consumo de gasolina, o aumento de preço requerido deveria ser de aproximadamente quanto?
06. Suponha que os produtos A e B tenham ambos um aumento de preço de R$ 10,00. Em conseqüência, a quantidade demandada de A cai 10% e a quantidade demandada de B cai apenas 5%. Nesse vaso:
a. ( )A demanda por A é mais elástica em relação ao preço do que a demanda por B;
b. ( )A demanda por B é mais elástica e relação ao preço do que a demanda por A;
c. ( )A e B têm a mesma elasticidade-preço da demanda;
d. ( )Nada se pode dizer em relação