zoo tata
Outra característica embriológica dos animais triblásticos é a relacionada ao surgimento da boca.
Quando a boca é derivada do blastóporo (a abertura do arquêntero para o meio externo), dizemos que os animais são protostômios (do grego, proto = primitivo, stoma = boca), o que inclui desde os platelmintos até os artrópodes. Se o blastóporo originar o ânus (e a boca se originar na extremidade oposta, como um novo orifício), dizemos que os animais são deuterostômios (do grego, deutero = secundário, o que veio depois). 1- Estados homólogos de um caráter podem similares ou não. Ao analisarmos determinadas características morfológicas entre dois ou mais organismos, que critérios devem ser utilizados para se estabelecer hipóteses de homologia primária entre os estados de um mesmo caráter? (1,0 ponto)
Inicialmente, as hipóteses de homologia primária entre os estados de um mesmo caráter devem estar embasadas na análise da forma, da posição anatômica e da origem embrionária da estrutura em diferentes organismos. Para que estas hipóteses de homologia sejam corroboradas torna-se necessário a realização da análise cladística, a fim de que o relacionamento filogenético possa ou não ser estabelecido entre os organismos em questão.
4- Wilson (1980) analisou um grupo de formigas com 20 espécies. Notou que 15 espécies tinham o abdome amarelo e outras 5, tinham o abdome azul. Para as espécies de formigas com abdome amarelo, o autor criou o gênero novo Amarelus e para as com abdome azul, criou o gênero Azules, mesmo sabendo que formigas de gêneros já conhecidos apresentam abdome azul. O que há de errado com esse pensamento, de acordo com os princípios da Sistemática Filogenética? (2,0)
A classificação de Wilson baseou-se apenas em critérios de similaridade entre as espécies de formigas, sem fundamentação na teoria evolutiva. De acordo com a Sistemática Filogenética, os grupos são formados por relações de parentesco estabelecidas através de um ancestral