Fichamento 2
Temática:
Percurso Lógico e metodologia adotada: Síntese:
Paulo MarchioriBuss e Alberto Pellegrini Filho
O texto aborda sobre os principais avanços do estudo dos determinantes sociais da saúde demonstrando as chances de intervenções políticas para combater a desigualdade na saúde causada pelos DSS.
Inicialmente é introduzido o conceito de determinantes sociais de saúde
(DSS), assim como a desenvolvimento históricode paradigmas do processo saúde e doença desde o século XIX. Em seguida, são tratados os principais avanços e desafios no estudo dos DSS dando destaqueàs novas relações entre os diversos níveis de DSS e a situação da saúde. Com base nos estudos são mencionadas várias intervenções políticas e programas para auxiliar na desigualdade existente na saúde devido as DSS. Por fim, são expostos os objetivos, linhas de atuação e principais atividades da
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. DSS corresponde aos fatores econômicos, sociais, étnicos, culturais, comportamentais e psicológicos que influenciam na saúde e nos fatores de risco da população.
Vários autores como Chadwick, Virchowe, Pasteur eKochgarantem que a saúde pública está fortemente conectada a condição social e econômica da população. Embora que essas ideias correspondam mais a nossa realidade, a origem do conceito de saúde pública foi abalizada no controle de doenças específicas, baseada na bacteriologia; um pensamento distante das questões políticassociais.
Estudos dos determinantes sociais da saúde tiveram três gerações, em que a primeira foi descrita as relações entre saúde e a pobreza; a segunda descrevia os gradientes de saúde de acordo com os critérios de estratificação socioeconômica e a terceira e mais atual, estuda os mecanismos de