Fichamento 2
Normalmente a trama apresenta duas linhas de enredo: uma envolvendo um romance entre um rapaz e uma moça ou marido e mulher, e outra que envolve outra esfera, podendo ser o trabalho, guerra, missão ou busca, relações pessoais. Cada linha contendo um objetivo, obstáculos e um clímax. Sendo assim, na maioria dos casos a esfera do romance e a outra esfera de ação são distintas, mas dependem uma da outra. A trama pode finalizar uma das linhas antes da outra, mas é comum as duas coincidirem no clímax.
“De acordo com Park Tyler, Hollywood considera todos os finais como “puramente formais, convencionais e, geralmente, como uma charada com lógica infantil”. Aqui, mais uma vez podemos ver a importância da linha da trama que envolve o romance heterossexual. É significativo que, de cem filmes hollywoodianos escolhidos aleatoriamente, mais de sessenta finalizem com uma exibição do casal romântico – o clichê de “final feliz”, muitas vezes mostrando um beijo apaixonado – e que muitos dos outros terminem de maneira feliz.” David Bordwell (p.283)
Porém, mesmo dando solução às duas linhas causais principais, algumas questões menores podem ficar para trás, como por exemplo o destino dos personagens secundários. Mas este “esquecimento” é promovido pelo procedimento de encerrar o filme com um epílogo, uma breve celebração da nova estabilidade alcançada pelos protagonistas. Sendo assim o