Fichamento 2
Gestão de Políticas Públicas
Disciplina: Introdução a Ciência Política
Professor: Igor Brandão
Aluna: Tainá de Jesus Pessoa Melo
Matrícula: 15/0148852
Fichamento 2
RIBEIRO, João Ubaldo. Política: Quem manda, por que manda e como manda. 1998. Capítulos 1, 2 e 3. Em seu livro, João Ubaldo debate de uma forma didática, de como funciona o meio político e como somos influenciados por ele, por mais que muitas pessoas não assumam e se considerem até “apolíticas”. Esse é um termo errôneo, usado para pessoas que dizem não se misturar com o meio político. Porém, escolher não exercer o papel político, seja não votando ou se recusando a participar de discussões revolucionárias, já é uma decisão política.
O capítulo 1 explica “Que coisa é a Política”, abordando seu conceito e a consequência do exercício de poder para as pessoas envolvidas. Ou seja, todos os cidadãos, tendo sua vida política “ativa” ou não.
Ele explica que o conceito de “ter poder” vai muito além do que as pessoas pensam. “Ter poder” não é só ter carisma, uma quantidade significativa de dinheiro ou autoridade. Ter poder significa capacidade de persuasão, capacidade de alterar os pensamentos das pessoas de acordo com as pretensões de cada um que dita essas regras políticas. Seja por fins morais, éticos, religiosos, econômicos ou sociais.
Na politica, mandar significa decidir ou conseguir apoio. E a tomada de decisões é um processo trabalhoso e burocrático que vêm sendo estudado há milhares de anos por estudiosos. Geralmente, em uma sociedade comum há sempre uma minoria mandando em uma maioria com o objetivo de conseguir mudar o pensamento da população por meio de uma troca de interesse. Com a mudança de pensamento, vem depois a mudança de comportamento de cada um.
Então a Politica pode ser considerada uma profissão, pois é por ela que há a ordem. O homem não vive sem uma estrutura social. E pra existir essa estrutura, há a necessidade de tomada de decisões e opoder de persuasão do