Fichamento 1
História de Portugal – A.H. De Oliveira Marques
Argumento: Os primordios da expansão portuguesa só foi possível graças as novas tecnologias que surgiram no inicio do seculo XIV, aos conhecimentos geograficos adquiridos, a tradição islamica e moçárabe do país, a fé cristã da idade média e motivações como a busca pelo ouro. Já no seculo
XIV e inicio do seculo XV os portugueses começaram a se eventurar em mar aberto, embora sejam poucos e raros os relatos datados dessa época, a cartografia italiana nos mostra que tanto portugueses, como catalães, franceses e italianos, todos visavam as Canárias e a costa africana. As
Canarias foram disputadas, pricipalemnte, por portugueses e italianos por certa de cem anos, enquanto isso, em 1419 e 1420 Portugal ocupou efetivamente Madeira e Porto Santo, dando inicio real a expansão. Na decada de 1420 Portugl já tinha conhecimento na totalidade da costa marroquina e por volta de 1427 desvios e ventanias os levaram ate o arquipélago de Açores.
A barreira do cabo Bojador, na costa africana foi finalmente quebrado por Gil Eanes em
1434, dando inicio a uma acelerada exploração da costa oriental africana e nesse ritmo os portugueses também estavam desbravando o norte do Atlântico.
Por fim, entre as decadas de 1450 e 1460 os portugueses se estabilizaram em quase todos os territorios conquistados, criando feitorias, portos, etc. Dando inico a época mais prospera de toda a expansão. Sempre levando que a expansão como se fose uma “cruzada” a fim de castigar os pagãos e levar a palavra de Cristo a todos os cantos do planeta.
Estrutura: o capítulo 3 está dividido em três partes, onde a primeira mostra os diversos fatores que levaram Portugal a expansão maritma; a segunda parte mostra os primordios da expansão atravez da costa ocidental marroquina, sequindo para a costa africana e por fim a exploração do Atlantico; a terceira parte mostra os resultados que a exploração maritma rendeu a Portugal.
Crítica: No texto há muitos