SAUDE CONCEP ES E POL TICAS P BLICAS
Saúde e doença como expressão cultural
Maria Cecília de Souza Minayo
SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
AMÂNCIO FILHO, A., and MOREIRA, MCGB., orgs. Saúde, trabalho e formação profissional
[online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1997. 138 p. ISBN 85-85471-04-2. Available from SciELO
Books <http://books.scielo.org>.
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons
Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.
SAÚDE:
CONCEPÇÕES Ε POLÍTICAS PÚBLICAS
SAÚDE Ε DOENÇA C O M O EXPRESSÃO CULTURAL
Maria Cecília de Souza Minayo
Concepções e representações como integrantes da realidade social
Pretendo discutir a questão da representação social de saúde e doença, apresentando alguns elementos conceituais para refletir sobre o assunto, não do ponto de vista histórico, mas do ponto de vista social, entendendo concepção social como a idéia que fazemos a respeito de qualquer fato ocorrido em sociedade e vivenciado pelo indivíduo.
O homem é um ser que, ao mesmo tempo, cria cultura e simboliza suas vivências, sendo capaz de expressá-las. A expressão dessas vivências é que constitui a representação social, que possui sempre elementos conscientes e inconscientes.
Assim, não preciso, necessariamente, elaborar ou redefinir a idéia que tenho de mulher, de trabalho, de religião, de espaço, de tempo. Ela está presente e é histórica e socialmente construída. A idéia de tempo que atualmente possuímos, por exemplo, corresponde à concepção dominante de que tempo é dinheiro, tempo se gasta, se aproveita, se desperdiça.
Nós marcamos e