Critica Mundo Ao Contr Rio E Casa Verde Ifbp
621 palavras
3 páginas
Casa Verde e Mundo ao ContrarioO que seria a liberdade? O simples fato de poder fazer o que desejar em qualquer momento? A liberdade foi algo muito idealizado pelas pessoas durante toda a história da humanidade até os dias de hoje. Mas a liberdade definitiva, perfeita não existe para nós, seres humanos, pois sempre estaremos condicionados as necessidades do corpo, aos direitos das outras pessoas a nossa volta e aos sentimentos que temos por elas.
O filme Casa Verde fala sobre a loucura. O que seria a loucura? . No tempo de Sócrates haviam os chamado oráculos, pessoas que se diziam capazes de fazer profecias que nunca falhavam, portanto havia “loucos” que eram consultados em busca de conselhos. Há ainda, para algumas pessoas, a relação da loucura com a possessão de entidades místicas. Para Hegel (1770-1831): "A loucura é um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão, que continua presente". Ou seja, o louco não é aquele que não é capaz de usar a razão, mas sim aquele que a usa de uma forma diferente do padrão considerado normal pela sociedade.
Atualmente, os loucos são descriminados pelas pessoas em geral, muitas pessoas entendem por loucura a violência irracional, a incapacidade de pensar, acham que os loucos são perigosos e, portanto, devem ser evitados e isolados. Então, a loucura poderia ser a simples forma de se expressar de forma diferente, muitos gênios da pintura, matemática, música etc. são considerados loucos pelo simples fato de serem diferentes no modo de agir, de se relacionar com o mundo, de ver coisas. A loucura seria pensar de forma livre, sem se “prender” ao que seria normal, cotidiano, “enxergar além do que os olhos podem ver”.
O filme “Mundo Ao contrário” aborda, como o nome diz, um mundo ao contrário, onde o normal é ser homossexual, e os héteros são descriminados. O curta nos faz pensar: onde está a liberdade das pessoas em escolher de quem ela gosta? A sociedade faz com que os indivíduos que se mostram “diferentes” se