Fichamento 1 a mercadoria
Fundamentos Econômicos da Educação
Professor Rubens Barbosa de Camargo
1º semestre Pedagogia – 2014
Fichamento 1
O Capital – “A mercadoria”
Karl Marx
Os dois fatores da Mercadoria: Valor de Uso e Valor (substância e quantidade)
1. “A mercadoria é, antes de mais nada, um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas provenham do estômago ou fantasia” (p. 41)
2. “A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso” (p. 42)
3. “Esse caráter da mercadoria não depende da quantidade de trabalho empregado para obter suas qualidades úteis.” (p. 42)
4. “O valor de uso só se realiza com a utilização ou o consumo” (p. 42)
5. “Na forma de sociedade que vamos estudar, os valores de uso são, ao mesmo tempo, os veículos materiais do valor de troca.” (p. 42-3)
6. “O valor de troca revela-se de inicio, na relação quantitativa entre valores de uso de espécies diferentes, na proporção em que se trocam, relação que muda constantemente no tempo e no espaço.”(p. 43)
7. “Como valores de uso, as mercadorias são, antes de mais nada, de qualidade diferente; como valores de troca, só podem diferir na quantidade, não contendo portanto nenhum átomo de valor de uso.”(p.44)
8. “Ao desaparecer o caráter útil dos produtos do trabalho, também desaparece o caráter útil dos trabalhos corporificados, desvanecem-se, portanto, as diferentes formas de trabalho concreto elas não mais se distinguem umas das outra, mas reduzem-se todas, a uma única espécie de trabalho, o trabalho humano abstrato.” (p. 44-5)
9. “Esses produtos passam a representar apenas a força de trabalho humana gasta em sua produção, o trabalho humano neles se armazenou.” (p.45)
10. “Na própria relação de permuta das mercadorias, seu valor de troca revela-se, de todo, independente de seu valor de uso.” (p. 45)
11. “O que se evidencia comum na relação de permuta ou no valor de troca é, portanto, o valor das mercadorias.” (p. 45)