Smolka
FICHAMENTO
SMOLKA, Martim Oscar. O capital incorporador e seus m ovim entos de valorização. In Cadernos PUR/UFRJ. Ano II, N⁰ 1- jan/abr 1987 – Rio de Janeiro: IPPUR,1987.
VALENTIM TAVARES
30 DE NOVEMBRO DE 2011
VALENTIM TAVARES FICHAMENTO MARTIM O. SMOLKA - O capital incorporador e seus movimentos de valorização
2
INTRODUÇÃO
O autor relaciona o ganho do empreendimento imobiliário e a formação de rendas fundiárias e a dinâmica de associação do setor imobiliário à estruturação interna da cidade, avaliando os efeitos prováveis das políticas de uso do solo sobre o desempenho do setor imobiliário. Discorre sobre o funcionamento do mercado fundiário, procurando caracterizar o conceito de capital incorporador como agente responsável pelo ordenamento do uso do solo visando o lucro através da apropriação de rendas fundiárias. Apresenta as bases da atividade desses capitais, seus limites de valorização, comparando-os com outros capitais. A partir daí descreve a segregação social do espaço gerada pela ação desse capital.
O PREÇO DO TERRENO
Qualificações do preço do terreno: o Objeto singular com características não repetitivas: Naturais – clima, fertilidade; Criadas ou produzidas – terras drenadas, urbanizadas; Acessibilidade em relação a outros itens do ambiente construído (no momento da compra de um terreno obtém-se com as outras características a “localização) A terra constitui-se REPRODUZÍVEL. o Necessário para reprodução da força de trabalho ao abrigar o uso residencial; o Necessário ao conferir às atividades econômicas uma dimensão espacial, uma localização, um endereço determinado. A formação do preço da terra como componente fundamental. Preço da terra determinada por: o poder do proprietário administrar sua escassez; o disposição e capacidade do usuário de remunerar este proprietário. Escassez da terra determinada em