Ficha de perguntas e respostas sobre Metamorfoses / Ovídio
Reflexões.
1.Como podemos justificar o título do poema de Ovídio?
Em todos os livros do conjunto Metamorfoses de Ovídio acontecem transformações, nas quais seres divinos ou humanos se transformam ou são transformados em algo. Os deuses transformam os mortais para provar sua superioridade e/ou a si mesmos para satisfazer seus desejos “...Jove, aquele
Que armada tem do raio a sacra destra, E que ao mínimo aceno abala o mundo,
Veste forma taurina...” (OVÍDIO p.47)”
2. Ovídio nasceu em 43 a.C. e teria morrido por volta de 17 a.C. Faça uma pesquisa e caracterize a sociedade em que viveu Ovídio: economia, filosofia e religião.
3.Mertamofoses tenta, por intermédio de fábulas, explicar a origem da vida e de muitas espécies do planeta. Qual a teoria sobre a origem da vida e do homem mais conhecida e aceita entre os homens? O poema de Ovídio a contradiz? Justifique sua resposta com versos do poema.
Analisando-se a aceitação das teorias do surgimento da humanidade através da fé, segundo o gráfico(http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o#mediaviewer/File:Religion_distribution.png), a maior parcela da população mundial tem por religião o cristianismo, seguida do islamismo. Ambas são monoteístas e acreditam em Javé (para Cristãos) ou Alá (para os Islâmicos) como criador do universo, tornando a teoria criacionista a mais aceita entre os homens. Ovídio conta sua versão da Teoria Criacionista em seu primeiro Livro.
“... Ar, e pélago, e terra estavam mistos:
As águas eram pois inavegáveis,
Os ares negros, movediça a Terra.
Forma nenhuma em nenhum corpo havia,
... Um deus, outra mais alta Natureza
À contínua discórdia enfim põe termo:
A Terra extrai dos Céus, o mar da Terra,
E ao ar fluido, e raro abstrai o espesso...” (OVÍDIO p.15-16)
4. Na obra é narrada, em ordem cronológica, a mudança da forma dos homens, animais, plantas e minerais, desde a origem mitológica do mundo até o tempo do poeta. Explique,