Fibrose cística
O que é:
É uma doença crônica genética (hereditária) que causa o acúmulo de muco denso e pegajoso nos pulmões, no trato digestivo e outras áreas do corpo;
Também conhecida como Mucoviscidose ou doença do beijo salgado;
É uma doença autossômica (não ligada ao cromossoma x) e recessiva.
Causas:
É causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso chamado muco. O muco se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e no pâncreas, órgão que ajuda a decompor e absorver o alimento.
Sintomas:
Crescimento retardado
Dificuldade para ganhar peso durante a infância
Nenhuma evacuação nas primeiras 24 a 48 horas de vida
Pele e suor salgado
Dor no abdome devido à constipação grave
Aumento de gases, inchaço
Náusea e perda de apetite
Perda de peso
Febre
Tosse
Fadiga
Infertilidade
Consequências:
A fibrose cística afeta os aparelhos digestivo e respiratório e as glândulas sudoríparas.
Nos pulmões, as secreções obstruem a passagem de ar, retendo bactérias, gerando infecções respiratórias.
No tracto gastrointestinal, a falta de secreções adequadas compromete a digestão, causando uma má função intestinal devido a uma insuficiência pancreática. As secreções no pâncreas e nas glândulas dos intestinos são tão espessas e por vezes sólidas, que acabam por obstruir completamente a glândula.
A fibrose cística é uma doença hereditária que causa o acúmulo de muco denso e pegajoso nos pulmões, no trato digestivo e outras áreas do corpo.
A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossômica (não ligada ao cromossoma x) recessiva causada por um distúrbio nas secreções das glândulas exócrinas (produtoras de muco)
Fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é transmitido pelo pai e pela mãe (embora nenhum dos dois manifeste a doença) e é responsável pela alteração no transporte de íons