Fibrose Cistica
Mariana Ribeiro de Souza
Fibrose Cística
Ipatinga
8 de Junho de 2015
MARIANA RIBEIRO DE SOUZA
FIBROSE CÍSTICA
Uma breve pesquisa sobe a doença
E em que ela pode afetar na vida de
Uma pessoa.
SUMÁRIO
1.0– INTRODUÇÃO .........................................................................4
2.0 DESENVOLVIMENTO ...............................................................5
3.0 CONCLUSÃO ............................................................................
4.0 BIBLIOGRAFIA ..........................................................................
1.0 INTRODUÇÃO
O que é fibrose cística? Como deve ser tratada? Pode haver sequelas? E qual a sua relação com a biologia? Tudo isso veremos neste breve trabalho.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1- O que é?
A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.
2.2- Causas.
A fibrose cística é uma doença genética de herança autossômica recessiva: ou seja, passa de pai para filho, porém o pai não apresenta os sintomas, causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas
Esse amontoado de muco resulta em infecções pulmonares que podem colocar a vida do paciente em risco, e podem levar a problemas digestivos graves também. A doença ainda pode afetar as glândulas sudoríparas e o sistema reprodutivo masculino.
A maioria das crianças com fibrose cística é diagnosticada até os dois anos de idade. Um número menor, no entanto, só é diagnosticado com 18 anos ou mais. Esses pacientes geralmente têm uma forma