Feyerabend e Ricouer
FACULDADE DE DIREITO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
ANA CONCEIÇÃO BARBUDA FERREIRA
Metodologia da pesquisa em direito
Fichamento 9:
FEYERABEND, Paul K. Contra o método. Cezar Augusto Mortari (Trad.). São Paulo: UNESP, 2007.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Trad.: M. F. Sá Correia. Porto: Rés, 1989.
SALVADOR
ATIVIDADES
Cumpre-nos registrar que o nosso objetivo nessa exposição se resumirá unicamente a apresentar um fichamento Paul K. Feyeranbend em sua obra Contra o método. (Cezar Augusto Mortari (Trad.). São Paulo: UNESP, 2007) e Paul Ricoeur, em O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. (Trad.: M. F. Sá Correia. Porto: Rés, 1989). Passemos, portanto, aos fichamentos, apontando os aspectos delineados na obra indicada que mais nos interessaram.
CONTRA O MÉTODO
Introdução
“A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teórico é mais humanitário e mais apto a estimular o progresso do que suas alternativas que apregoam lei e ordem”. (p. 31)
“O ensaio a seguir e escrito com a convicção de que o anarquismo, ainda que talvez não seja a mais atraente filosofia política, e, com certeza, um excelente remédio para a epistemologia e para a filosofia da ciência.” (p. 31)
“A história esta cheia de "acidentes e conjunturas e curiosas justaposições de eventos" e demonstra-nos a "complexidade da mudança humana e o caráter imprevisível das conseqüências últimas de qualquer ato ou decisão dos homens". Devemos realmente acreditar que as regras ingênuas e simplórias que os metodólogos tomam como guia são capazes de explicar tal "labirinto de interações"? E não esta claro que a participação bem-sucedida em um processo dessa espécie só é possível para um oportunista impiedoso que não esteja ligado a nenhuma filosofia especifica e adote o procedimento, seja lá qual for,