A ressignificação da interdisciplinaridade no contexto pedagógico reflexivo e interativo no ensino fundamental
Faculdade de Educação
Universidade de Extremadura
A Ressignificação da Interdisciplinaridade no Contexto Pedagógico Reflexivo e Interativo no Ensino Fundamental
Autor: Ms. Flávio Pereira Nolêto
Diretor: Enrique Iglesias Verdegay
Junho / 2006
“O conhecimento não pertence ao cérebro. O conhecimento pertence à relação, pertence à coerência entre o sistema vivo e as circunstâncias”. (Maturuna, H. in Nicolescu, 2000: 109) “Conhecer é introduzir-se no processo do conhecimento, é entrar em seu interior, é ver, dentro e fora, o visível e o invisível”. (Michel Randon in Nicolescu, 2000: 121)
“O conhecimento é uno embora se manifeste sob mil aspectos”. (Michel Randon in Nicolescu, 2000: 128)
“Conhecimento não é nem exterior nem interior: ele é simultaneamente exterior e interior. Os estudos do Universo e do ser humano sustentam um ao outro” (Nicolescu, 2000: 142 e 143)
“Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia a vida e escreve na alma” (Bertold Brecht in Fazenda Práticas interdisciplinares na Escola: 57).
“Quem sabe faz; quem compreende ensina”. (Lee Shulman, 1986 livro: Knowledge growth in teaching. Education Researcher Vol. 15, no 21. 1986.
“A ciência é transdisciplinar, por natureza, estando, sempre, para além de si mesma e dos limites disciplinares que a representa. A Ciência é, por isso, também, a negação da própria condição que ela adquire ao longo do processo de especialização disciplinar”. (Cássio Eduardo Viana Hissa, Seminário de Pós-graduação Transdisciplinaridade: Reinventos in: http://transcv.blogspot.com/ )
O meu