relatorio alda
Aldenice de Lourdes Laureano Galdino – Professora de Biologia
Sabe-se que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas. Isso só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver de acordo com atitudes éticas abertas à ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso dia a dia na escola. Para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática as novas necessidades e expectativas da educação.
Atualmente as pessoas necessitam de habilidades, recursos e estratégias para aprender com autonomia, então a educação não deve mais se fundamentar na simples repetição de respostas, mas na formulação e construção de perguntas e conhecimentos. Cada vez mais o cidadão precisa saber perguntar, pensar e expor suas idéias e respostas a partir da reflexão, observação e ação.
A Educação não deve ser responsabilidade somente da escola, deve ser compartilhada com a família. Há também, uma série de aspectos e valores que devem ser trabalhados desde a mais tenra infância, tais como cooperação, responsabilidade, aceitação do diferente, autonomia pessoal, etc., para que os alunos se tornem conscientes de seus direitos e deveres e integrados na sociedade que está cada vez mais exigente e avançada tecnologicamente. A escola, como instituição social, deve possuir o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno. Neste contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie à visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura interpretativa dos fatos sociais, das relações intra e interpessoais dos homens entre si e com a natureza. A educação deve ser considerada como processo