normas APA
Projeto de pesquisa
Título: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA CLARINETA EM CRIANÇAS DE SEIS A OITO ANOS: conceitos metodológicos do ensino do instrumento, aspectos técnicos, recursos didáticos e repertório construído coletivamente.
1 Introdução:
O tema proposto trata dos processos de ensino e aprendizagem musicais com crianças entre seis e oito anos, com um foco especial na iniciação instrumental, tendo a clarineta como lócus da pesquisa. O presente projeto busca entender e analisar os processos de ensino e aprendizagem instrumental, tentando compreender como as habilidades musicais são adquiridas e como as crianças as desenvolvem utilizando a clarineta.
Há alguns anos a flauta doce tem sido utilizada com êxito em classes de iniciação musical infantil. É um instrumento tradicionalmente utilizado nas séries iniciais e intermediárias do ensino fundamental, em escolas de músicas, projetos socioculturais e organizações não governamentais (ONGs). (TAETS e LINS, 2012, p.1) A flauta doce é um instrumento de custo baixo e há uma extensa gama de material didático disponível para o instrumento. Outro fator a ser considerado é a questão técnica: o tamanho do instrumento e a facilidade de emissão permitem que crianças comecem a estudar esse instrumento em idade ???.
Contudo, a experiência de dezessete anos como professora de música em escolas, ONGs e Universidades somada a experiência como instrumentista, trouxe a tona o questionamento sobre outras possibilidades de iniciação instrumental, nesse caso a iniciação instrumental utilizando a clarineta.
Entretanto ao refletir sobre a utilização da clarineta em classes infantis, questões relacionadas à ergonomia veem a tona, visto que o tamanho, o peso do instrumento e a pressão de ar necessária para emissão dos primeiros sons inviabilizaria a iniciação na clarineta com crianças menores como acontece na flauta doce. Nesse sentido, foi lançado recentemente o mercado uma clarineta de plástico com