Normas apa
1. Citações
a) Ao citar uma frase de determinado autor deve colocar-se a frase ou excerto da frase entre aspas. A seguir às aspas põe-se entre parênteses o(s) apelido(s) do(s) autor(es), o ano de publicação da obra e o(s) número(s) da(s) página(s). Normalmente utiliza-se o itálico para destacar a frase citada.
Exemplos:
“Como os Portugueses muitas dezenas de anos antes haviam feito, os holandeses desta armada registaram as características da língua dos indígenas e repararam na indumentária confeccionada de peles, e nas armas que eles empregavam” (Almeida, 1994, p. 35).
“(…) os holandeses desta armada registaram as características da língua dos indígenas e repararam na indumentária confeccionada de peles, e nas armas que eles empregavam” (Almeida, 1994, p. 35).
b) Quando se desenvolvem ideias a partir de investigações e obras já publicadas, deve colocar-se entre parênteses o(s) apelido(s) do(s) autor(es) e o ano de publicação. Deste modo é possível identificar a publicação onde se obteve a ideia.
Exemplo:
A recolha das características culturais e sociais constitui uma prática já antiga, por exemplo, na época dos Descobrimentos vários colonizadores registavam diversos aspectos da cultura dos indígenas (Almeida, 1994; Cabral, 1995).
c) Se o nome do autor vier integrado no texto, deverá colocar-se, entre parênteses, o ano de publicação da obra.
Exemplo:
Os estudos de Antropologia realizados por António de Almeida (1994) permitiram conhecer muitos aspectos da sociedade e da cultura dos bosquímanos de Angola.
d) Sempre que um documento não tenha sido consultado por nós e que a citação seja feita por intermédio de outro autor, deve anteceder-se as citações por apud (em latim, segundo ou conforme) ou in.
Exemplo:
(Almeida, 1994 apud Castro, 2004)
e) Quando a responsabilidade da obra citada for partilhada por um máximo de três autores, serão todos referenciados no corpo do texto.
Exemplo: