A verdade e a filosofia
Verdade - Não há um conceito exato para a verdade, pode se considerar verdade tudo que não é falso. A verdade está ligada com o que esta de acordo com os fatos ou realidade. Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira.
Relativismo – É uma teoria que defende que o que é verdadeiro para uma pessoa, pode ser falso para outra. O relativismo afirma que todas as verdades são relativas.
Subjetivismo – O subjetivismo é a doutrina filosófica que afirma que a verdade é individual, ou seja, cada individuo tem a sua própria verdade. O subjetivismo acredita que a realidade não é o que pensamos que é, acredita-se que vai além disso.
Relações entre a filosofia e a verdade
Para a filosofia, existem cinco tipos de verdades, a verdade como conformidade, coerência, correspondência, revelação e utilidade. A verdade como correspondência pode ser resumida a uma frase de Platão “Verdadeiro é o discurso que diz as coisas com são; falso aquele que as diz como não são”. Nesse ponto de vista a verdade é aquela que reflete a realidade ou seja o que é falado é oque é apresentado. Aristóteles enunciava também as duas teses fundamentais dessa concepção de verdade. A primeira é que a verdade está no pensamento ou na linguagem, não no ser ou na coisa. A segunda é que a medida da verdade é o ser ou a coisa, não o pensamento ou o discurso. A conformidade é uma verdade que se adapta a uma regra ou conceito. De acordo com Kant “ O que contradiz essas regras é falso, porque o intelecto nesse caso contradiz suas próprias regras, portanto a si mesmo”. Platão dizia também que “ tudo o que me pareça estar de acordo com ele será por mim posto como verdadeiro”. A verdade como coerência foi difundida por Bradley ele dizia que “ O principio de que o que é contraditório não pode ser real” Isso leva a admitir que Verdade ou realidade é