Verdade filosofia
Desde o princípio de todos os tempos o homem procurava encontrar a verdade. Esta busca insaciável perpassa por diversos tempos da história da filosofia.
O princípio desta busca da verdade se dá com os primeiros filósofos que poderiam ser chamados naturalistas, pois buscavam qual era a verdadeira origem do universo bem como Tales de Mileto – considerado pela história da filosofia o primeiro filósofo teórico – acreditava que a verdadeira origem do universo era a água. Este grupo seleto de filósofos que participam deste momento buscam a verdade da origem em coisas materiais, físicas, por isso são considerados os filósofos da natureza – phisis.
Após o fim deste período da filosofia da física, o cunho filosófico se desloca para outro vetor. Antes era a natureza e as coisas físicas. Agora, com os Sofistas, é deslocado para o homem. Eles acreditavam que o homem era a medida de todas as coisas e que a verdade estava por conta e risco do ser humano. Ex.: Se o homem acredita que era a água a origem de tudo no universo observável, se através da dialética ele conseguisse convencer outras pessoas, então não importaria se verdadeiramente o universo provesse do fogo, a verdade dada seria basicamente a verdade que convencia.
Com o surgimento de Sócrates ele começa a jogar por terra a filosofia pregada pelos sofistas. Ele era por tanto um dos seus piores inimigos, principalmente quando ele cria uma nova forma de aprendizado. A verdade está dentro de cada ser e ela somente será revelada através de seu novo método: a maiêutica. Era através do diálogo que ele fazia com que a verdade escondida dentro do homem eclodisse, principalmente através de sua ironia e de sua célebre frase: Só sei que nada sei.
Portanto a verdade com o decorrer da história a verdade vai se deslocando de um lado para o outro bem como na idade média, onde toda reflexão estava totalmente voltada para a discussão teológica. Os filósofos deste