RSA Criptografia
v.3, n.3, p. 438 - 457, Ago. – Dez. 2012
ALGORITMO DE CRIPTOGRAFIA RSA: análise entre a segurança e velocidade1
Rafael Santos Andrade
Fernando dos Santos Silva**
RESUMO
O objetivo deste trabalho é abordar a relação existente entre a busca pela segurança de dados e a velocidade de codificação e decodificação do algoritmo de criptografia RSA, que utiliza um par de números inteiros como „chave‟. Considerando o tamanho da chave como requisito de segurança, devido à dificuldade computacional de fatorar números inteiros extensos, simulamos estes processos, com o algoritmo implementado na linguagem de programação C, utilizando chaves aleatórias de 1024, 2048 e 4096 bits. Desta forma, observamos o tempo de processamento em função do tamanho das chaves, confrontando segurança e desempenho.
Palavras-chave: Criptografia. Algoritmo RSA. Segurança. Desempenho.
1 INTRODUÇÃO
No passado, as comunicações entre os povos distantes eram feitas através de mensagens escritas. Mas temendo que elas fossem interceptadas por outras pessoas, foi desenvolvido, com o passar dos tempos, várias técnicas para tentar ocultar a mensagem através de códigos secretos ou cifras (SILVA, 2006). A base desta ideia está na cumplicidade entre emissor e receptor final da mensagem, caso contrário, decifrá-la dependeria fortemente da habilidade do receptor em decifrar.
1
Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, em
2009, sob a orientação do professor Msc.Fernando dos Santos Silva.
Graduado em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática, pela Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia (UESB) - campus de Jequié.
**
Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - campus de Jequié.
A